Espaço Âncora

Em 2014 foi aberto o Espaço Âncora, um Drop-In, onde os beneficiários encontram diversas valências: disponibilização de material assético para consumo, cuidados de enfermagem, snacks, biblioteca, computadores e acesso à internet, balneário, roupeiro, TV, atividades ocupacionais – workshops, teatro, ateliês de pintura.

Parceiros Financiadores

Horário de funcionamento

2ª feira: 13h – 17h30
3ª a 6ª feira: 10h – 17h30

Espaço Âncora

Rua passos Manuel, nº20, 1ªD. Lisboa

Grupo-Alvo

Populações mais vulneráveis que até aos dias de hoje não conseguiram vincular-se a nenhuma estrutura, apesar de uma parte significativa destes já ter passado pelos diversos recursos existentes na rede de suporte social, que estão maioritariamente nas ruas ou no seu processo de autonomização em casas próprias e procuram um lugar de encontro e familiaridade. Nomeadamente:

Pessoas em situação de sem abrigo

Consumidores de drogas e álcool

Migrantes

Pessoas que recorrem à prostituição (trabalhadores do sexo)

Utentes do projeto É UMA CASA, Lisboa Housing First que se encontram no seu projeto de autonomização

Missão

Apoio às populações mais vulneráveis e excluídas com vista à reabilitação das suas capacidades e competências sociais, através do desenvolvimento de atividades integradas em programas “estruturados” que implicam uma participação assídua da pessoa, ou “flexíveis”, onde a assiduidade depende da sua disponibilidade e motivação.

Objetivos

Apoiar e fomentar o desenvolvimento da valorização pessoal através do aproveitamento máximo das capacidades do utente, no sentido de promover a autonomia pessoal e o desenvolvimento de competências que permitam uma maior capacidade de resposta, em diferentes contextos.

Mobilizar para um percurso de vida alternativo à situação atual e, se possível, para programas específicos de tratamento e (re)inserção socioprofissional.

A nossa intervenção

A valência do Espaço Âncora é uma resposta social, desenvolvida em equipamento aberto à comunidade, que consiste na prestação de um conjunto de serviços à população alvo que necessite de uma ocupação durante o dia.

O primeiro imperativo é criar condições para que se estabeleça uma relação de confiança e que o centro seja investido como um verdadeiro local de escuta, cuidados e aquisição de competências. O centro coloca à disposição um conjunto de meios, serviços e espaços, deixando ao beneficiário a livre escolha de deles usufruir durante o tempo que desejar, com base nas necessidades e objetivos de cada um.

Este espaço dispõe de técnicos especializados para o incremento das atividades a desenvolver com a população alvo.

Desenvolvimento de um espaço de convívio alternativo onde se incrementam atividades lúdicas e organizadas, de forma a reforçar o projeto de mudança da população alvo pela descoberta de aptidões pessoais.

Atividades e acompanhamento que promovam a descoberta de novos interesses e amizades, dentro da perspetiva da aquisição de competências sociais.

As Equipas de Rua complementam o acompanhamento prestado no Espaço Âncora.

Metodologia

Intervenção social através de metologias e técnicas teatrais e activadores de criatividade;

Promoção e desenvolvimento de competências pessoais e sociais;

Estabelecimento de relação de ajuda;

Promoção do acesso às estruturas da rede de suporte social e de saúde;

Promoção do acesso aos diversos recursos da comunidade;

Promoção da cidadania;

Apoio social;

Promoção da saúde fisíca e psicológica;

Actividades ocupacionais e de lazer;

Formação na área do emprego;

Promoção da autonomização e (re)inserção na comunidade;

Redução de riscos e minimização de danos.

Equipa Técnica

Psicólogo, Animador Cultural e Monitor

Testemunhos

"Estar no Espaço é Crescer na Maior, mudar de vida. É resolver os problemas os problemas que já são bastantes."

JMF

"Eu no Espaço divirto-me com as pessoas e sinto-me confortável, eu sou, neste momento uma pessoa sem abrigo. Aqui peço ajuda quando estou a dormir na rua."

SD

"Este Espaço agora tem uma tinta nova, limonada que eu gosto muito. Aqui bebo café e gosto muito porque o espaço é essencial."

IC

"Gosto de estar aqui neste espaço de acolhimento Crescer na Maior, pois agora não estou a trabalhar e para não ficar na rua sem ter o que fazer fico aqui entretida no atelier."

J

"Gosto deste espaço porque as pessoas são simpáticas e convive-se muito bem uns com os outros. Aqui dão apoio às pessoas todas da melhor maneira."

AC

"O que eu penso do Espaço âncora tem sido uma mais valia quando não tenho que fazer. Aproveito e convivo com aqueles que o partilham. Aproveito também para usufruir dos computadores e da televisão."

NM

"Tenho carinho grande pela equipa e a casa é muito acolhedora."

CC

"O Espaço é um desenrasque para os atrevidos."

PA

"O meu balanço enquanto ocupador do Espaço é positivo porque sinto-me confortável, seguro e alguma serenidade. Visto que estou livre de consumos hà relativamente pouco tempo, procuro levar este percurso Crescendo na Maior||. Crescer todos os dias mais, relaxar a minha mente, visto que o espaço também é frequentado por pessoas que continuam os consumos e isso para mim é um teste à minha vontade e sanidade."

MM

"Este é um espaço que serve e arranja um tecto para quem não o tem. É útil no sentido da socialização, que quando impera o bom senso entre os que dele desfrutam existe tranquilidade. Há que respeitar o espaço e existir o mesmo respeito entre os utentes, principalmente quando há trocas de ideias. Para não produzirem ruídos que ofuscam a tranquilidade de quem dela necessita. Acho que o importante é cumprir as pequenas regras que nos dão grandes benesses como poucas associações dão. Vale por existir, há que valorizar o pouco para que se torne muito e cada vez maior."

CM

"Este Espaço deve ser do género ||solo sagrado|| onde todos devemos tratar o outro conforme gostamos que nos tratem a nós."

JS

Gostava de saber mais sobre este nosso projeto?
Estamos disponíveis e com gosto partilhamos mais detalhes consigo

Contacte-nos!