InFusão

Em setembro de 2017, a CRESCER assume a coordenação de um projeto que promove o envolvimento de cidadãos nacionais de países terceiros nas áreas da saúde, educação e empregabilidade, com vista à sua integração na sociedade de acolhimento.

São parceiros formais deste projeto: Associação de Refugiados em Portugal, Câmara Municipal de Lisboa, Jardim Infantil da Freguesia dos Anjos, Movimento Português de Intervenção Artística e Educação pela Arte, LARGO Residências.

Cofinanciadores

Projeto InFusão – PT/2017/FAMI/210 cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração – FAMI

Grupo-Alvo

Cidadãos Nacionais de Países Terceiros

Objetivo

Operacionalizar várias medidas do PDL – Plano de Desenvolvimento Local – Almirante Reis, com especial enfoque no envolvimento de cidadãos nacionais de países terceiros promotores, como ferramenta promotora da sua integração; e, simultaneamente, na criação de sinergias locais e instrumentos que permitam rentabilizar recursos e assegurar dinâmicas sustentáveis.

Atividades

 

Transversais

Fóruns NPT: Espaços de informação, debate, esclarecimento e sensibilização geral aos principais desafios enfrentados por Nacionais de Países Terceiros (NPT).

Educação/capacitação

Histórias & Temas: Fichas temática traduzida em 5 línguas, também disponíveis em formato digital, e posteriormente divulgadas pela plataforma web.

Voz em Imagens: Workshop de vídeo, para grupo de Nacionais de Países Terceiros + vídeo (produto final), que acompanhará o documento final de projeto.

Roteiro Lúdico: Promover o conhecimento desta zona da cidade, numa perspetiva cultural, educativa e lúdica.

Expressões e Fusões: 60 workshops, distribuídos pelas diferentes escolas que integram o Agrupamento Nuno Gonçalves.

Saúde

Produção de folhetos e outros materiais informativos sobre saúde em língua não portuguesa (elaboração de folhetos sobre 10 temas em pelo menos 6 línguas): Debate com profissionais de diferentes Unidades de Saúde Familiar, visando a produção e tradução destes materiais.

NPT Kid: Processo piloto no Jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico do JIFA e APISAL para previr problemas de perturbação de linguagem (que emergem enquanto manifestações relacionadas com dificuldades emocionais e de desenvolvimento), afetando processos de aprendizagem e, consequentemente, de integração. Inclui sessões de cultura escolar e a conceção e traduções de materiais.

Cultura

Interrupção na Linha: Ações de carácter sócio-cultural, intercultural, informativas e de interação ao longo da linha verde do metro (entre Martim Moniz e Alameda), orientadas para a valorização das comunidades de nacionais de países terceiros, através de encontros que permitam identificar conhecimentos e saberes em presença, visando sua difusão junto de todos os públicos que residem e vivenciam o território.

Empreendedorismo (EmPower)

Curso certificado de formação de formadores (Certificado de Competências Pedagógicas), através de parceria a estabelecer com o IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional).

Ciclo de workshops de empreendedorismo/criação do próprio negócio, orientado quer para cidadãos Nacionais de Países Terceiras que pretendam iniciar uma atividade por conta própria, quer para NPT’s com negócios já formalizados.

Match Point: evento organizado recorrendo a atores privados que se constituam como potenciais entidades empregadores ou financiadores de iniciativas de criação de negócios.

 

Gostava de saber mais sobre este nosso projeto?
Estamos disponíveis e com gosto partilhamos mais detalhes consigo

Contacte-nos!