Home4Health

O projeto Home4Health visa estabelecer um enquadramento unificado em toda a Europa que incentive as organizações de educação e formação profissional (EFP), as organizações da sociedade civil (OSC), as instituições e as autoridades públicas a fazer face aos desafios enfrentados pelas pessoas em situação de sem abrigo com problemas complexos de saúde e trauma, incluindo a adição a substâncias psicoativas, numa perspetiva inclusiva.

A iniciativa procura aumentar as oportunidades de desenvolvimento profissional e organizacional contínuo por via da partilha de boas práticas e experiências através da Europa. Os parceiros e intervenientes do Home4Health dedicam-se a enfrentar os desafios interligados das pessoas em situação de sem abrigo, das questões de saúde mental e do consumo de substâncias psicoativas nas sociedades europeias. Consideramos que estas questões refletem deficiências sistémicas mais amplas e negligência social no seio de estruturas hierárquicas que muitas vezes marginalizam as pessoas mais vulneráveis. 

O projeto Home4Health, financiado pelo programa Erasmus+, estará implementado entre janeiro de 2024 e junho de 2026, em colaboração com as seguintes organizações: Asociación Bienestar y Desarrollo ABD (Espanha), como coordenadora do projeto, CRESCER (Portugal), HVO-Querido (Países Baixos) e Cork Simon Community (Irlanda).

Parceiros Financiadores

Grupo-Alvo

  • Profissionais, incluindo profissionais de Educação e Formação Profissional (EFP), que atuam nos setores da saúde e social.
  • Organizações da Sociedade Civil (OSC), as instituições e autoridades públicas.

Atividades

  • Análise de Boas Práticas e Lacunas (GAP Analysis): Avaliação dos contextos nacionais e da UE em iniciativas de saúde e sociais que atendem pessoas em situação de sem-abrigo com questões complexas de saúde e traumas.
  • Encontro Europeu de Partilha de Conhecimento e Experiência: Evento realizado em Lisboa.
  • Workshops de Intercâmbio e Aprendizagem entre Pares: Realizados em Cork, Amesterdão, Barcelona e Lisboa.
  • Materiais de Formação Intersetorial: Desenvolvimento de um Programa de Formação Profissional (VET), MOOC e Toolkit direcionados a profissionais, instituições, universidades, ONGs, Administrações Públicas e Empresas da Economia Social.
  • Atividades de Disseminação e Eventos de Networking: Incluindo uma campanha de comunicação.
  • Criação de uma Rede Europeia de Apoio: Focada em iniciativas que promovem o acesso à habitação para pessoas sem-abrigo com questões complexas de saúde e traumas.
  • Diretrizes da UE: Para apoiar governos locais na adoção de abordagens inovadoras e inclusivas no atendimento a pessoas em situação de sem abrigo com questões complexas de saúde e traumas.

Documentação