É UM RESTAURANTE

Com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, a mentoria do Chef Nuno Bergonse e a criatividade do The Hotel, criámos um restaurante onde o serviço é assegurado por pessoas que estão ou estiveram em situação de sem abrigo.

Trata-se de um restaurante de casual fine dining, onde servimos comida de conforto e de partilha, com ambiente e decoração cosmopolitas. Mas também, e sobretudo, trata-se de um projeto com forte impacto social, onde cada ano irão ser integradas 75 pessoas em situação de vulnerabilidade, dando-lhes as ferramentas para a sua inclusão no mercado de trabalho.

A integração é desenvolvida ao longo de diferentes fases. Durante todas estas fases os formandos são acompanhados por um gestor de caso que assegura um apoio constante para os formandos poderem desenhar o seu projeto de vida.

FASE 1 – 25 horas de formação em competências pessoais, sociais e relacionais. Formação da responsabilidade da CRESCER.

FASE 2 – Capacitação profissional com duração de 75 horas, dirigida às competências técnicas específicas ao trabalho na restauração. Formação da responsabilidade da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.

FASE 3 – Integração no restaurante, em contexto formativo supervisionado e desempenhando as funções necessárias ao dia-a-dia profissional deste espaço. Esta fase representa 600 horas de formação on the job.

Em março de 2020, o É UM RESTAURANTE deixou a sua atividade em stand-by e a pedido da CML começou a confecionar e a distribuir refeições à população sem abrigo na cidade de Lisboa, mantendo em paralelo o serviço de take-away desde novembro de 2020. Pretende-se que retome a atividade enquanto restaurante a partir do 2º semestre de 2021, mediante os desenvolvimentos epidemiológicos.

Parceiros e Financiadores

Prémios

Agir REN

Grupo-Alvo

Pessoas em situação de sem abrigo com e sem teto.

Missão

Não damos comida, ensinamos a cozinhar… mas não só. Pelas mãos da Associação CRESCER, esta iniciativa inovadora dá formação e cria oportunidades de emprego a pessoas em situação vulnerável.

Rua de São José, 56 Lisboa

Metodologias

Capacitar estas pessoas e ajudá-las a ganhar competências que continuarão a desenvolver no passo seguinte, num estágio em vários restaurantes parceiros em Lisboa, com vista à integração no mercado de trabalho.

 

 

 

Avaliação

O projeto é objeto de um processo contínuo de monitorização a partir do momento da sua implementação. O objetivo é analisar todos os passos execuados numa primeira fase do projeto piloto, para ajustar e fazer as alterações que forem necessárias.

Atividades

Seleção de candidatos
Acompanhamento técnico durante todo o processo
Formação em competências relacionais e sociais, assegurada por técnicos da CRESCER
Formação em competências técnicas no setor de serviços e de restauração, assegurada pela Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa
Formação on the job, no próprio restaurante
Estágio profissional em restaurantes parceiros

Indicadores a monitorizar

Número de pessoas integradas no projeto
Número de horas de formação em competências relacionais e sociais
Número de horas de formação em competências técnicas
Número de beneficiários encaminhados para entidades empregadoras
Número de beneficiários efetivamente integrados no mercado de trabalho
Número de pessoas que deixaram de estar na situação de vulnerabilidade em que se encontravam antes de integrar o projeto

Testemunhos

“A Associação está-nos a ajudar imenso, está-nos a dar uma oportunidade.”

LGA

Equipa Técnica

Coordenador do projeto, Psicólogo, Chef consultor, Chef de cozinha executivo, Chefe de sala

 

Horário de Funcionamento

De Quarta a Sábado, das 12h às 15h e das 19h às 22h.